8 de abril de 2015

Secretário afirma que nova licitação do transporte municipal prevê aumento de tarifa, integração com bilhete Bom em audiência no Cemur

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Rinaldo Tacola Filho afirmou que a empresa que ganhará a licitação do transporte municipal será a que propor a menor tarifa, em torno de R$ 3,20 – afirmando que haverá aumento de tarifa. Contrariando a possível saída da viação Pirajuçara, o secretário ressaltou “que não há interesse de tirar ninguém e que a Pirajuçara tem todas as condições de se manter em Taboão, mas a ideia é que seja aberta possibilidade de outras empresas participarem [da concorrência pública]”. Ele falou de integração “do bilhete BOM por 2 horas”, não citou o Bilhete Único prometido em campanha do prefeito Fernando Fernandes e apresentou as mudanças da nova licitação. O futuro do transporte público de Taboão da Serra foi amplamente discutido durante audiência pública realizada nesta quarta-feira, dia 8. Sem grande participação da população Taboanense e durou por volta de 3 horas no Cemur.

Tacola frisou que com a nova licitação “as adequações necessárias, o cumprimento mínimo do modelo e o fortalecimento do poder da prefeitura para fiscalizar e exigir da empresa que ganhar serão feitas seja a Pirajuçara ou não”. Para ele “a gente (secretária e prefeitura) queremos formatar um modelo de transporte que atenda a população que se manifesta de uma forma geral que não está sendo [bem] atendida”.

Ele explicou que está fazendo uma nova licitação para tecnicamente “dar um melhor resultado e modernidade”. Tacola prometeu que tudo que for possível “será incluído na nova licitação”, entretanto não se colocou favorável a novas audiências com os vereadores, população “por essa (desta quarta) ser a única que precisa ser feita de acordo com a exigência da legislação”.

O secretário frisou que será inclusa na nova licitação “a integração”, após a atualização de tarifas e custos “conforme o Brasil todo está fazendo”.  Explicou que “a modernização da nova licitação irá garantir uma fiscalização 24 horas por dia e abrir possibilidade de consulta na internet”. De acordo com ele a nova licitação vai garantir ainda a idade média da frota em 5 anos.

Tacola observou que a nova licitação prevê a adequação do sistema para implantação da bilhetagem eletrônica, uma vez que a catraca já existe e a população irá usar cartão BOM, como forma de integração do intermunicipal. “Usando o mesmo cartão, para pagar intermunicipal, a população fica desonerada para comprar o Bilhete Único e a própria catraca já faz a leitura”.

Ao todo quatro linhas troncais para o centro a fim de garantir a otimização do sistema, foi apresentada – “para que os ônibus rodem menos, andem mais rápido e transporte 20% a mais de passageiros que nos dias de hoje, sem aumento de custos, garantindo assim eficiência do sistema não diminuição dos motoristas e ônibus”.

Em relação à fiscalização que deveria ser feita nos ônibus, o secretário frisou que “são feitas e nos elevadores, fiscalização permanente”. Entretanto, “multas não são aplicadas, por não serem necessárias, porque eles arrumam logo”. De acordo com ele “há 100 ônibus no município e 9 linhas, porém não são todos que tem elevadores ainda – porque será uma das cobranças na nova licitação”.

Ele assumiu que a prefeitura “não tem infraestrutura para a fiscalização, já que não tem funcionários suficientes para colocar atrás de cada ônibus” e que o edital será publicado dia 4 de Maio e nesta data “a prefeitura irá saber se outras empresas concorrerão ao certame”.

Vereadores participaram da audiência e também representante da viação Pirajuçara.

Secretário durante audiência (Foto / Divulgação: Ricardo Vaz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário