7 de maio de 2015

Taboão tem 13 obras em andamento; a primeira EMI deve ser entregue ainda esse mês

Ao todo 13 obras estão em andamento na cidade de Taboão da Serra. Quatro são destinadas à saúde e educação, incluindo a ETEC, três grandes áreas de lazer, sendo uma delas a Arena Multiuso e o Corpo de Bombeiros. O blog “A Notícia em Questão!” acompanhou o andamento das obras na companhia do prefeito Fernando Fernandes e secretários. As obras terão custo de cerca de R$ 38 milhões. “Dá prazer, criar parque, ter urbanizado o Ponte Alta. Muda a vida de todas aquelas pessoas. Parecia faixa de gaza, hoje é um bairro, pavimentado, que tem captação de água, posto de saúde, escola (a UBS do Record e EMI estão sendo construídas no mesmo terreno)”, disse. A EMI do Parque Pinheiros deve ser entregue ainda esse mês. Conheça todas elas abaixo.

EMI´s e ETEC

Durante a visita ficou evidente que grande parte das obras, especialmente as escolas municipais do Parque Pinheiros, Jardim Irapuã e Record já estão em fase final de andamento. Os projetos das EMI´s são iguais e a área construída tem 1.200 metros quadrados. As escolas contarão com área recreativa, de sol, playground fixo, 12 computadores, banheiros, cozinha, área verde e estacionamento com rampa de acesso.

“Todas as três escolas têm a necessidade de ser em período integral, porque facilita para as mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixarem seus filhos”, explica o prefeito. A previsão de entrega é para este mês de maio e junho, respectivamente pontuou. Com as três EMIs o mandatário prevê que sejam criadas mais ou menos 1.300 vagas. Fomos visitar também, a ampliação da escola fundamental Ayrton Senna e infantil Emília, que ganharam novas salas e elevador.

A construção da ETEC (Escola de Ensino Técnico) da cidade acontece desde o final de março deste ano, ao lado da escola Jornalista Wandyck Freitas e da sede da Prefeitura.

UBS´s e Centro de Especialização

Além da ampliação de 8 salas da UBS do Jardim Suiná e rampa de acesso, o prefeito Fernando Fernandes, deve inaugurar no início de 2016, as três unidades de saúde que estão em obras. As UBS´s do Jardim Record, Clementino e Oliveiras. A maior das unidades será a Oliveiras. Ela tem 3 andares e contará com elevador. “Esse será o maior posto da cidade que contará com a Farmácia Popular e atenderá moradores do Oliveiras, Marabá, São Matheus e Jardim Helena”, contou Fernandes.
Outra obra em fase de finalização é o Centro de Especialidades no Pronto Socorro Akira Tada.

Parque Linear e Praça Oliveiras

A primeira obra a ser visitada foi o Parque Linear do Jardim Inocoop, bem em frente à escola municipal do Parque Pinheiros. O local irá contar com quiosques, banheiros, churrasqueira, equipamentos para terceira idade, playground, quadra society com gramado sintético, pista de skate (para a modalidade street) e uma área que disponibiliza ciclovia. Fernandes enquanto andava pelo local sugeriu que uma viatura da polícia deve ser solicitada para permanecer no local. “Eu gosto de caminhar, única coisa que eu consigo fazer hoje, então vou caminhar no estádio. Mas, é muito mais legal caminhar no parque. Taboão precisa de obras assim”, comentou.

A Praça dos Oliveiras (ao lado da UBS que está sendo construída) também está em obras. No local, o prefeito explicou que será feita captação de água, para que não ocorra mais enxurradas com barro pela rua toda, escadaria para os moradores acessarem a UBS e aquela parte do bairro, calçada para caminhada e iluminação adequada.

Arena Multiuso

Prometida para o início do ano que vem, está em obras a Arena Multiuso. O projeto demonstra que no centro do terreno será construído um grande palco tipo concha acústica. As arquibancadas serão destinadas para 7 mil pessoas, diversas salas multiusos e banheiros, além de uma quadra poliesportiva e anfiteatro com capacidade para 100 pessoas. O prefeito contou que o espaço terá estacionamentos e uma praça com mirante, a calçada será refeita e as árvores que foram cortadas, todas replantadas e, para não prejudicar o trânsito de carros de passeio e ônibus, será implantada ainda uma baia com recuo. O recurso da obra é de R$ 10 milhões.

Para Fernandes a Arena Multiuso é um equipamento importante e que revitaliza aquela região que estava degradada do Record.  Ele lembrou que se comprometeu, quando foi feito o Poupatempo na praça Luiz Gonzaga, de construir o espaço. “Não tinha mais espaço de lazer e nós queremos ter festa do peão de boiadeiro, quermesse, que era a coisa que eu mais gostava. Comunidades se reuniam, barraqueiros arrecadavam, ter shows, um grande culto e, além de tudo durante a semana ser usado como espaço de esporte porque vão ter as quadras, pista de skate, salas multiusos, para fazer cursos”, explicou.

Corpo de Bombeiros
As obras do Corpo de Bombeiros do município é as que estão mais atrasadas. O prédio está construído, mas no dia da visita, nenhum funcionário estava trabalhando. O prefeito fez questão de afirmar que a obra é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.



EMI Parque Pinheiros (deve ser inaugurada ainda este mês)

Fernando durante vistoria na Arena Multiuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário