26 de fevereiro de 2015

“Taboão terá surto de Dengue esse ano”, assume secretária durante audiência pública

A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner assumiu que Taboão da Serra, assim como todo o Brasil, terá surto de Dengue esse ano, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (26) na Câmara Municipal. Ela explicou que o mosquito Aedes aegypti está mais resistente às nebulizações. “A única forma de deter o avanço da doença é acabar com os criadouros dos mosquitos”, garantiu. Segundo a secretária ainda não há vacina para a Dengue. Raquel frisou que denúncias podem ser feitas pelo disque dengue: 4788 5609. Para evitar casos é necessário conscientização dos moradores e motivação para perceber tudo que acumula água nas casas “eliminando os focos”. Moradores enviam com frequência fotos de possíveis locais com criadouros do mosquito e cobram ações da prefeitura.

Até este mês de Fevereiro, 47 casos foram notificados de Dengue em Taboão. 5 foram confirmados, porém 34 ainda estão em verificação. Oito já foram descartados. Em 2014 mais de 800 casos foram confirmados. No Brasil, até o dia 23 deste mês, 67 mil casos foram confirmados, o dobro do mesmo período no ano passado. Os dados apresentados são preocupantes também no Estado de São Paulo, onde já faleceram 7 pessoas com a doença e os números de infectados têm aumentado três vezes mais a cada semana.

A fêmea do mosquito Aedes aegypti também está infectando as pessoas com a doença da febre Chikungunya, que apresenta sintomas mais agressivos, porém nenhum caso foi detectado na cidade até o momento. O tratamento pode ser eficaz com muita hidratação, até mesmo com soro caseiro e repouso.

“80% dos focos do mosquito não estão nas vias públicas, estão dentro das casas. Os moradores precisam eliminar toda a água parada, tem lugar que ninguém está acostumado a imaginar, mas é ali que o mosquito se prolifera. Na bandejinha que fica atrás da geladeira, no pote onde o cachorro toma água e até no copo onde as pessoas colocam a escova de dente, se fica um pouquinho de água ali, o Aedes aegypti pode botar os seus ovos”, explicou Dra. Raquel.

Campanha
A prefeitura começa neste sábado, dia 28, uma campanha de prevenção e conscientização em toda a cidade. Mais de 300 funcionários e agentes da saúde e da zoonose irão visitar todos os bairros de Taboão da Serra distribuindo panfletos e orientando sobre as ações preventivas que os moradores devem fazer para eliminar os criadouros do mosquito.

Participaram da audiência pública as vereadoras Joice Silva, Érica Franquini, Ronaldo Onishi, Professor Moreira, além do presidente da Câmara Municipal, Cido da Yafarma. Poucos moradores participaram da audiência, alguns deles perguntaram e tiraram suas dúvidas sobre a doença.





 rua Rio Grande do Sul, abaixo da esquina da Padaria Auto Estrada. 

 rua Plínio Marcos, entre os números 283 e 275

Nenhum comentário:

Postar um comentário