28 de outubro de 2014

Taboão, Embu e Itapecerica podem sofrer com falta d´água segundo matéria do IDEC; Sabesp diz que conclusão do instituto é incorreta e induz ao erro, mas afirma que mandou o mapa solicitado

Correndo sérios riscos de ficar sem água, os bairros que compreendem o Estado de São Paulo já sofrem com a seca da crise hídrica que vem se agravando cada dia mais, devido ao tempo seco e pouquíssima chuva. Moradores relatam todos os dias à falta do líquido em suas torneiras, especialmente à noite. Segundo matéria publicada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) a Sabesp enviou na sexta-feira (24 de outubro) ao Instituto o mapa das chamadas “zonas de coroa”, que traz as regiões com curva de nível crítica onde pode ocorrer falta d´ água por causa da redução de pressão da rede. Entre as regiões estão bairros de Embu das Artes, Taboão e Itapecerica da Serra. A matéria é datada do dia 24/10 – confira aqui.

A Sabesp informou por meio de nota oficial ao blog "A Notícia em Questão!" na noite desta terça-feira (28) que encaminhou ao Idec, conforme solicitado, o mapa com a localização das válvulas redutoras de pressão (VRPs), instaladas há 18 anos em diferentes regiões da capital para o controle de perdas. "O material disponível no site do instituto parte de uma premissa equivocada e desprovida de qualquer fundamentação técnica ao afirmar que as áreas sob influência das VRPs são regiões de risco e, por isso, sujeitas a um desabastecimento. Além de incorreta, a conclusão do Idec induz os consumidores ao erro e cria pânico na população", afirma a nota.

Confira os locais em que a Sabesp apresenta como regiões críticas e, portanto, localidades em que há falta de água. As áreas são as assinaladas em vermelho. Toda a responsabilidade sobre a precisão dessa informação é da Sabesp, conforme matéria do IDEC.

Mapa 10, que compreende as regiões dos bairros de: Jardim Angela, Jardim São Luiz, Pirajussara, Morumbi, Taboão da Serra – Jd Record, Raposo Tavares, Butantã, Butantã USP (Jardim Rizzo e Jardim São Remo), Butantã (Jardim Jaqueline e Jardim Peri Peri), Vila Sonia.

Mapa 11, que compreende as regiões dos bairros de: Embu – Vista Alegre, Embu – Centro, Embu – Santo Antonio, Embu – Deriv Santo Antonio (Sem ruas como referências), Itapecirica – Campestre, Itapecirica – Centro, Itapecirica – Embu Guaçu (Bairro mais próximo no Google Maps – Parque Santa Bárbara e Chácara Balbina), Embu Guaçu Centro, Jardim Angela, Jardim São Luiz, Santo Amaro (parte)

Para Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec, essa informação que a Sabesp só liberou após muita pressão do Idec “ainda é incompleta porque pouco precisa e compreensível ao cidadão, mas é a primeira vez que a empresa reconhece publicamente que algumas zonas sofrem desabastecimento. O usuário que não estiver nessas áreas do mapa e mesmo assim sofrer com falta d’água, por exemplo, tem mais elementos agora para exigir explicações da Sabesp. Para superar a crise, a empresa ainda deve mais informações ao cidadão, como os endereços exatos e horários de falta d’água. A companhia tem a obrigação de disponibilizar isso em seu site”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário