3 de janeiro de 2015

2015 começa com aumento das contas de luz na região e todo o Brasil

Desde o 1º dia de 2015 os moradores das cidades da região e de todo o Brasil vão sentir nos bolsos o aumento tarifário das contas de energia elétrica. As distribuidoras de luz são obrigadas a sinalizar nas contas a situação do sistema elétrico por meio de uma cor. A bandeira vermelha significa que a situação climática está ruim e as empresas arcarão com os custos elevados. A alta é marcada por R$ 3,00 a 100/quilowatts/hora.

Caso a bandeira esteja amarela, significa que está em um nível intermediário. O custo adicional será de R$ 1,50 a cada 100 kWh. Agora se constar nas contas a bandeira da cor verde, o sistema está sob controle e não haverá necessidade de cobrar a mais do consumidor. Assim, uma conta de 65,20 reais na bandeira verde subiria automaticamente para 67,65 de reais ao passar para a bandeira amarela. Ao chegar à bandeira vermelha, a mesma conta vai a 70,09 reais.


Segundo matéria da Veja, na prática as bandeiras refletirão os custos para se gerar, transmitir e distribuir energia. Fatores como a falta de chuvas, o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e a necessidade de ligamento das térmicas acabam encarecendo - e muito - os gastos das empresas do setor e serão repassados para os consumidores. (Leia mais aqui).

(Itaci Batista/Estadão Conteúdo/VEJA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário