23 de julho de 2014

Desratização da Zoonoses de Taboão pode ter causado morte de animais, segundo moradores

Desde o início do mês de julho, muitos animais de estimação dos moradores das ruas Sotaru Suzuki, Jardim das Oliveiras e Gabriel Donizete Barbosa Rodrigues, São Mateus estão desaparecidos. Ao menos cinco morreram. Denúncias apontam que a motivação desse “mistério” seria a aplicação de veneno de ratos (desratização), feita pela Prefeitura de Taboão da Serra ou alguém, que por maldade passou jogando. Moradores chamaram a zoonoses, a fim de evitar a proliferação de ratazanas, e gradativamente foram perdendo seus animais.

A Zoonoses informou que aplica o veneno em um local não exposto a crianças e nem aos animais “nas bocas de bueiro e forro de telhado”, somente quando os moradores solicitam o serviço de desratização junto ao órgão. A desratização é feita constantemente pelas equipes.

Em 24 horas a família de Rúbia Nascimento precisou dar adeus ao cachorrinho Júnior e a gatinha Beautiful. No domingo, dia 13 eles perderam Júnior, já na segunda, a gatinha. “Foi coisas de minutos, minha mãe chegou e ele saiu na rua, na sequência voltou e nem conseguiu entrar, estava na calçada com a língua e a boca roxa e espumando, demos leite, mas não adiantou”, contou. “No dia seguinte, minha gata morreu do mesmo jeito, na cozinha após sair. Meu filho tentou massageá-la, mas ela estava toda mole e também morreu”, disse com lágrimas nos olhos.

Segundo ela, um cachorro de um vizinho morreu e outro passou mal, mas deu tempo de socorrer e salvar sua vida. Pelas ruas outros relatos apontam mais mortes e desaparecimentos. Dona Sônia Teodoro contou que viu a Zoonoses da prefeitura colocar veneno nas bocas de bueiro. Ela disse que já perdeu um guarda-roupa por causa de uma ratazana que invadiu sua residência. “Tem muito rato aqui, eles passam direto nas ruas, até pulam nosso pé. Entram nas residências. Por isso o vizinho chamou a Zoonoses, mas não imaginava que tantos bichinhos de estimação morreriam”, lamentou.


Ao lado de sua casa na rua Sataru Suzuki, muito lixo e restos de entulho tomam um terreno baldio. Dona Sônia, afirma que muitos dos ratos são oriundos do terreno. Mas, afirma que nunca viu as equipes da Zoonoses colocar o veneno nos terrenos. Outros já denunciam que quando o mato está muito alto e com lixo, presenciam a aplicação do veneno nos espaços, além dos bueiros.


Foto: divulgação


Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário