28 de julho de 2014

Roubos em Taboão sobem 38% em junho, Itapecerica e Embu apresentam queda

A cidade de Taboão da Serra foi a única da região a apresentar um aumento preocupante em casos de roubos em sua maioria – a pedestres e após saidinha de banco – no mês de junho, se comparado ao mesmo período do ano passado: 38%. Por dia, cerca de 9 vítimas registraram o crime, segundo dados divulgados na última sexta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O crescimento de casos reforça a necessidade de policiamento ostensivo como forma de inibir as ações dos criminosos. Ao todo o município registrou até o mês passado 1.537.

Os dados apontam aumento de casos também em Juquitiba e São Lourenço da Serra em 8 e 4 registros, contabilizando até o mês de junho 79 e 21, respectivamente.   Já as cidades de Itapecerica e Embu das Artes apresentaram queda de 32% e 24%. Até o mês passado, Itapecerica teve 522 crimes dessa natureza, a terra das Artes, por sua vez: 763.

As vítimas dos assaltantes, que agem em sua maioria, em cima de uma motocicleta, relatam serem surpreendidas nos pontos de ônibus, logo pela manhã, quando estão indo para o trabalho e mais a noite, quando retornam. No caminho que percorrem até o ponto, também são assaltadas. Há ainda diversas vítimas de saidinhas de banco, na região central da cidade (rua do Tesouro) e Pirajuçara (estrada Kizaemon Takeuti, bem próximo a antiga Praça Luiz Gonzaga).


Quem é alvo do crime, não esconde o medo de ter mais uma vez a arma apontada para si e ainda estar vulnerável a ameaças se caso negarem a entrega de seus pertences, como exigido pelos assaltantes. “É uma sensação de impotência, medo e receio. Ter uma arma apontada para a cabeça e receber ameaças amedronta e faz com que fiquemos em casa, até mesmo com receio de sair para a rua. Nem ir ao trabalho podemos, porque não sabemos se voltaremos para casa”, afirma uma moradora do jardim Record.

Divulgação - portalsuldabahia.com.br
Maioria dos roubos são praticados por motociclistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário