3 de setembro de 2014

3ª morte na Maternidade do Antena resulta em petição para abertura de CPI em Taboão

As três mortes em menos de uma semana na Maternidade do Antena entristeceu familiares, causou revolta, luta por justiça e medo de grávidas, que se puderem optar, dizem preferir ganhar seus filhos em hospitais de São Paulo, no Geral de Taboão, com temor de também perderem seus bebês,  ou morrerem durante o parto. Pela rede social Facebook é veiculada, uma petição a fim de colher assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal (veja aqui).

“Considerando que a saúde é um serviço essencial ao ser humano e um direito. Que os valores contratuais não justificam o péssimo serviço e que esta já é a terceira morte na maternidade do Antena: exigimos a instalação imediata pela câmara municipal de Taboão da Serra de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a participação da população sobre a SPDM que investigue contratos, serviços e os casos de falecimento nos hospitais em que administra no município”, pontua a petição.

A Organização Social “SPDM” – Sociedade Paulista de Medicina é responsável pela gerência da Maternidade do Antena, os Pronto Socorros da cidade, a UPA e o Hospital Geral do Pirajuçara.

Mortes

Angélica de 25 anos faleceu na última semana. Ela foi submetida ao parto de seu filho e durante uma laqueadura, segundo o vereador Moreira, em discurso na tribuna, teve uma parada cardiorrespiratória e foi transferida ao Hospital Geral do Pirajuçara, porém faleceu. Seu bebê recebeu alta na última segunda-feira (1º) – relembre aqui.


No mesmo dia da alta do bebê de Angélica, a grávida Adriana Maria de Andrade de 37 anos chegou à Maternidade para dar a luz, a pequena Manuelly. Ambas faleceram às 7h05 e 16h50, respectivamente. Familiares de Adriana acusam o médico de negligência, ignorar solicitação de cesariana, devido ao tamanho de Manu, mais de 5 quilos e praticamente 60 cm e ainda, funcionários de rasurarem o prontuário, que fica sob a maca (reveja matéria completa aqui).

A Secretaria de Saúde informou ao portal de notícias TaboãoemFoco que foi solicitado a abertura de processo para investigação de circunstâncias e causas dos óbitos. A direção da SPDM informou que o caso será encaminhado para comissão de ética e o Conselho Regional de Medicina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário