10 de março de 2014

Vândalos quebram vidro e telhado da UBS Silvio Sampaio em Taboão da Serra

Vândalos deixaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Silvio Sampaio repleta de água durante o último final de semana. A invasão deixou cadeira da sala de odontologia molhada, por uma grande poça d’ água, a CPU do computador jogada no chão, vidros e telhas quebradas. Nada foi furtado. Nesta segunda-feira (10) aproximadamente 100 pacientes não foram atendidos. Os trabalhos foram paralisados para a limpeza de todo o prédio e também porque com a quebra do computador, a lista da fila de espera para especialidades acabou sendo prejudicada.

De acordo com o gerente do posto, Thiago Kenji a CPU será encaminhada para a manutenção a fim de tentar recuperar toda a lista da fila de espera para especialidades. “Se não conseguir, os arquivos das filas serão perdidos”, explicou. Funcionários limpavam a unidade e a perícia era aguarda desde manhã, quando o local foi encontrado dessa maneira. Ele pontuou que voltando à água, "que foi cortada porque a bóia foi levada" e a luz que foi desligada, o atendimento das consultas voltam a acontecer normalmente na próxima terça (11).

Pacientes foram até a unidade, mas logo no portão já se deparavam com o aviso: “Por motivos de rompimento da tubulação interna, estamos impossibilitados de atendimento. Assim que tudo for normalizado as consultas serão reagendas. Contamos com a compreensão de todos! A direção.” Lá, dentro eram avisados que hoje não teria atendimento, segundo Ivone dos Santos de 29 anos. “Falaram que tinha até computador na água. Quem acaba saindo prejudicado é a população”, lamentou.

Ninguém presenciou a invasão e devido a isso, não é possível definir quantos tentaram furtar a unidade, porém já se sabe que eles pularam no telhado e entraram pelo alçapão existente no local. Também quebraram o vidro da sala onde estava o computador que constava a lista. Estilhaços de vidro ficaram espalhados na sala e também na parte de fora do local.

Ainda segundo o gerente, no mês de janeiro, vândalos entraram na cozinha da unidade e furtaram o microondas. Ano passado também houve uma tentativa de furto de um monitor. “Agora colocamos um bem velhinho aqui no atendimento para não chamar atenção”, disse.

Em relação à segurança, Thiago frisou que devido a reforma, o posto irá ganhar sistema de câmeras e alarmes, além disso, ganhar mobiliários, mais consultórios, sistema elétrico novo, farmácia com espaço mais amplo, banheiro adaptado para deficiente, entre outros benefícios. As obras já se iniciaram.

A prefeitura por meio de nota oficial observou que a UBS não chegou a ser invadida e sim foi alvo de um ato de vandalismo porque o diretor do posto quando chegou na unidade percebeu que tinha um vazamento de água em uma das salas. Quando abriu essa sala os vidros estavam quebrados, mas nada foi levado. “Devido ao vazamento de água a UBS precisou ser fechada para manutenção para que pelo menos as consultas agendadas para amanhã sejam realizadas”, informou a nota.

A ocorrência foi registrada na Delegacia da cidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário