27 de novembro de 2013

Cultura “toma” Sessão e garante duas emendas no PPA em Taboão

Em sessão marcada por discursos acalorados e com a presença maciça de cerca de 40 pessoas do Movimento Cultural que tomaram o plenário com faixas, batuques e tambores pedindo 1% ao Fundo Municipal de Cultura, os vereadores de Taboão da Serra, votaram nesta terça-feira (26), a favor de duas emendas da Lei do Plano Plurianual que contemplam o grupo. Entre os objetivos das emendas estão à destinação de verbas e determinações de ações que abrangerão o Fundo Municipal de Cultura da cidade.

Partiu dos vereadores da oposição iniciarem as discussões antes das votações. Moreira e Luiz Lune afirmaram que o Plano Pluri Anual é uma “mera” carta de intenções do executivo onde estão previstas ações do governo. De acordo com eles, é no Orçamento Municipal [que deve ser votado em duas semanas], que será destinado o 1% que o grupo pede.

“É no orçamento que a verdade vai aparecer. O 1% será o combustível para o desenvolvimento da cultura, já que com esse fundo poderá contratar os quatro profissionais da escola de Bailado, por exemplo, que estão trabalhando de forma voluntária, sem contrato”, defendeu Lune. “Não tem nada de novo aqui. Mas, o PT vota favorável”, disse Moreira.

A votação foi unânime. Eduardo Nóbrega, presidente da Casa ressaltou que as emendas são necessárias para a cultura não ficar a mercê do que é destinado aos artistas, por exemplo. “O prefeito não deixou nenhuma promessa de campanha de fora do PPA”, salientou.


Assim que a votação acabou o grupo presente na Câmara comemorou a votação com mais música e mais gritos de guerra. A sessão se estendeu pela madrugada, após quase três horas de reunião, iniciada às 22h30. Na ocasião, as demais emendas 35 ao todo também foram aprovadas, entre elas a da criação do Bilhete Único.


Nenhum comentário:

Postar um comentário