10 de novembro de 2013

Saúde é tema de enquete e discussão sobre o “Mais Médicos”

O tema da terceira postagem do blog “A Notícia em Questão!” é saúde pública. Área crítica que sofre com a falta de profissionais qualificados e deixa de garantir o direito de todos, por mais qualidade e respeito em um dos momentos mais complicados que o ser humano precisa enfrentar praticamente todos os dias. 

A ideia do blog é conhecer um pouco mais sobre os dramas dos pacientes que passam horas na fila esperando por atendimento, por exemplo, e mais ainda, nesta postagem, realizar a 1ª enquete sobre o assunto. “Você acredita que a saúde vai realmente melhorar com a chegada dos novos médicos cubanos?” Se acredita que sim comente 1, não 2. Não deixe de participar. Dê sua opinião!

Não é de hoje que a saúde anda deixando os pacientes descontentes. São constantes as críticas diante da falta de médicos, equipamentos, remédios e demora em marcar consultas. Sem contar na precariedade de algumas ambulâncias e horas esperando por atendimentos. Sempre ocorrem também denuncias de negligências praticadas pelos médicos e sujeira espalhada pelos cantos das unidades básicas de saúde. 

Tantas carências acabam obrigando atitudes mais rigorosas dos prefeitos das cidades de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra. Chuvisco e Chico Brito aderiram ao programa “Mais Médicos”. Na última semana, quatro já compunham o quadro da saúde de Itapecerica e seis em Embu. Os dois municípios solicitaram 20 médicos.

Taboão também aderiu ao programa, porém a médica sérvia que viria para a cidade, foi suspensa por suspeita de tráfico. Diante do fato um tanto inusitado e que levantou questionamentos, como a falta de aprofundamento na seleção dos profissionais, Fernando Fernandes, preferiu não mais contar com o programa e procurar alternativas para melhorar a saúde. 

O otimismo em relação à chegada dos novos médicos cubanos em Itapecerica e Embu, na última semana é grande entre os pacientes. Sinalizam pela melhora na área e mais ainda, “uma luz no fim do túnel” para quem enfrenta tantos problemas para passar nas unidades das cidades. 

Porém, resta saber se a chegada deles vai realmente suprir o déficit dos profissionais, cada dia maior em todo país. 

Outras alternativas

Parece que os prefeitos estão realmente interessados em melhorar a saúde. Concursos públicos para a contratação de médicos são abertos, mutirões da saúde realizados e reformas das UBS’s iniciadas. Além da aquisição de novos equipamentos. Taboão deve receber até o começo do próximo mês (Dezembro) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em frente ao Shopping da cidade. E Itapecerica mais duas ambulâncias do Samu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário