20 de novembro de 2013

Demora para dar entrada no seguro desemprego causa transtorno em Taboão

Dar entrada no seguro desemprego tem causado bastante transtorno aos moradores de Taboão da Serra. Para aqueles que acabaram de ficar desempregados, a única preocupação no momento é dar entrada o mais rápido possível a fim de receber a 1ª parcela antes mesmo do natal, dia 25 de Dezembro. Porém com a grande demanda pelo serviço e a falta de funcionários qualificados e treinados para realizar os atendimentos, os moradores são obrigados a irem até o Poupatempo de Santo Amaro, já que a data mais próxima para o agendamento do serviço na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da cidade, localizada na rua Cesário Dau, até à tarde da última terça-feira (19) era dia 16 de dezembro.

Levando em conta que a 1ª parcela do seguro acontece após trinta dias da entrada, os moradores afirmam que correm contra o tempo para não ficar o Natal sem a tradicional ceia realizada na data. O motoboy José Raimundo Santos de 36 anos também pensa assim. De acordo com ele, a demora para conseguir dar entrada no seguro, atrapalha e muito os planos dos moradores da cidade, já que o Poupatempo é longe e fora de mão, sem contar na proximidade do Natal e final de ano, a qual planeja viajar.

“Quero pegar o seguro antes dessas datas, apesar de não estar dependendo desse dinheiro. Vou no Poupatempo hoje mesmo, já que amanhã é feriado [Consciência Negra] e estará fechado”, afirmou.

Em visita da reportagem na secretaria a atendente informou que a grande distância para marcar a entrada do seguro desemprego foi motivada pela greve dos correios e ainda pelo desligamento de funcionários do local. “Para atender esse serviço o funcionário precisa primeiro passar por um curso de treinamento para depois começar a trabalhar, atender as pessoas. Isso demanda tempo”, explicou.

Ainda no local, enquanto apurávamos as informações, ao menos três ligações solicitando detalhes sobre o serviço, foram atendidas. Em cada uma delas a atendente explicou que o agendamento poderia ser feito para o dia 16 ou na carreta cada dia em um bairro, para a mesma data. Além disso, orientou que as pessoas procurem o Poupatempo de Santo Amaro para conseguir que a 1ª parcela seja depositada na conta dos moradores antes mesmo do Natal.

No Poupatempo, é necessário chegar cedo para a retirada de senha, cerca de duas horas depois, o atendimento é realizado e a data para a primeira parcela já é informada.

Os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego são: Três últimos holerites, CPF, termo de homologação, comprovante de residência (cópia e original), RG,carteira de trabalho, cartão do PIS/PASEP e extrato do FGTS. Assim que o morador chegar ao Poupatempo procurar a Secretaria de Emprego e Geração de Trabalho. O horário de atendimento é das 7h00 às 19h00, mas tem que ligar antes para saber se tem senha. O telefone é o 0800 772 3633.



Nenhum comentário:

Postar um comentário