“Um governo transparente, de oportunidades, diálogo e
humanização”. É com essas definições que o prefeito de Itapecerica da Serra,
Erlon Chaves pretende administrar a cidade nos próximos 2 anos e meio. Em
coletiva de imprensa concedida no início da tarde desta terça-feira (13), onde
ele completou 15 dias à frente da prefeitura, adiantou que o trânsito da Major
Telles irá mudar de forma imediata. Pontuou que as construções das Unidades de Pronto
Atendimento (UPA), na região central e no Jacira e Unidade Básica de Saúde do
Montezano, além da reforma do São Pedro já estão bem encaminhadas.
“Não temos uma transição e sim mudança de governo repentinamente.
Isso nos faz ter cautela nas ações. Temos que solucionar as questões de
finanças, quando assumimos tomamos pé que a folha de orçamento da prefeitura
que deveria ser até 52%, segundo a lei de responsabilidade fiscal, vai chegar
até 55 e até agosto a prefeitura podia quebrar, ter ´um apagão´”, afirmou.
De acordo com o prefeito “pessoas” que trabalhavam na
prefeitura ganhavam horas extras quando estavam na praia, ou no hipermercado
extra. “Por isso temos que fazer levantamento do que está ocasionando estouro
na folha. E estamos reduzindo, enxugando a folha”, explicou. Já há estudos,
segundo Erlon da secretaria de Educação e Guarda Municipal passarem a funcionar
na Prefeitura Municipal, afim de reduzir os custos.
Além da folha do orçamento, o prefeito afirmou que também
era preocupante a situação que se encontrava a saúde, assim que assumiu a
prefeitura. “Teríamos um apagão na saúde. Por dois finais de semana, problemas
sérios. Não fizeram planilha de plantão. Tivemos a delicadeza para pedir que os
médicos para trabalhar mais horas para os Pronto Socorros não ficarem sem
médico”, comentou.
Afirmou que a Lei dos Mananciais não pode ser um castigo
para a cidade. Comentou que tem como política expandir a cidade, “urbanisticamente
planejada”. “Não como os governos anteriores que tinham como orçamento R$ 345
milhões, 320, 310. Está errado para avançar orçamento. Esse é um momento de planejamento”,
disse. Segundo ele, 400 nomeados dão um gasto de cerca de R$ 20 milhões e que com as exonerações dos
ex-vereadores “que não tem utilidade nenhuma”, por cima sobra R$ 130 mil.
Enérgico e conhecedor de muitos dos problemas da cidade,
devido aos anos em que militou com seu conhecido megafone nas ruas da cidade,
Erlon esclareceu que não é contra o rodeio, apenas com a forma de que é
realizado “sem lucro para a cidade, transparência”, apesar do espaço ser do
município. Comentou sobre sua vontade de ter uma arena fixa não somente para o
rodeio e o preço do estacionamento ser tabelado. O evento está previsto do dia
11 a 20 de julho.
“Pretendo apresentar propostas para quem vai realizar o
rodeio, que os funcionários da nossa cidade tenham 50% de desconto nos
ingressos, dois dias de porteira aberta (de graça), com shows bom. Além de sugerir
a entrega de alimentos na barraca social que vai estar com prefeito, ministros,
para arrecadar para os fundos sociais, imagina quanto leite não vai ter para as
crianças, por exemplo”, disse.
Sobre o futuro Parque Ecológico, que representa quase 3
Ibirapueras, o prefeito afirmou que pediu uma foto aérea com objetivo de
estudar as rotas e o desenvolver o projeto a longo prazo “5 anos para dar uma
cara”, frisou.
Em relação à segurança Erlon adiantou que está pedindo uma
averiguação afim de saber onde foi parar o sistema de videomonitoramento, que
funcionava dentro da prefeitura. “As tevês não estão mais lá 4 meses. Quero ver
se o apontamento dará se houve crime de roubo e se tiver ocorrido haverá um
processo de sindicância”, afirmou. Ele afirmou que irá verificar o problema com
as câmeras de segurança, que não funcionam muito tempo na cidade.
Seu relacionamento com a Câmara de Vereadores e vice-Nakano
continuam estremecidas, porém Erlon afirmou “vai respeitar as ações dos
vereadores e que todos tem o mesmo objetivo: o bem estar da cidade”. “A sala
estava pronta, mas não tinha sido emplacada. Desde terça (6), está disponível,
mas o vice-prefeito não está lá”, disparou.
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