22 de abril de 2014

Há casos de Dengue em outros bairros, não só no Pq Pinheiros

Após matéria sobre o surto de Dengue que vitima famílias que moram no bairro Parque Pinheiros, outras pessoas que contraíram a doença através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypit, relataram que há vítimas também nos bairros Parque Marabá, Santo Onofre, Laguna e Panorama. A reportagem constatou ainda, um caso ainda não confirmado, no bairro São Salvador.

Os sintomas de febre repentina, dor de cabeça, vermelhidão, dor atrás dos olhos (piora com o movimento ocular), confusão mental, entre outros tantos, acometem muitos moradores. O diagnóstico é dado pelos médicos, a partir de exame de sangue, ou outros mais específicos.

A partir do diagnóstico, o paciente se trata em casa com muito líquido e remédios, como o dipirona, receitados por cada médico. “Estou me tratando. Mas, as dores de cabeça ainda me incomodam bastante”, contou o leitor e também vítima da dengue, Paulo Caires do Parque Pinheiros.

De acordo com a prefeitura municipal, teriam sido diagnosticados, até a semana passada, 18 casos de Dengue na cidade, sendo 13 contraídos no município e três de fora. A cidade investiga ainda 53 casos entre eles de dengue hemorrágica de uma senhora que trabalha no condomínio rural, Jardim Iolanda. Neste ano o aumento de casos ficou concentrado nos bairros do Clementino, Laguna e no próprio Parque Pinheiros.


Saiba como se pega a doença e como ela se manifesta:

Contágio:

A transmissão se dá pela fêmea do mosquito Aedes aegypit que se infecta após picar um indivíduo doente. O inseto ataca de dia, principalmente dentro de casa e nas pernas. Mulheres são mais vítimas que homens. Não se contrai dengue pela água, por alimentos, animais ou objetos. Também não há contágio pelo contato direto de pessoa para pessoa.

Conheça os sintomas:

Dengue clássica – Febre súbita e alta (acima de 40 graus), fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos (piora com o movimento ocular), falta de apetite e paladar, dor nos ossos e articulações, manchas vermelhas parecidas com sarampo na pele, náuseas e vômitos, moleza e cansaço.

Dengue hemorrágica – Dificuldade de respiração, perda de consciência, confusão mental, agitação e insônia, sangramento na boca, nas gengivas e nariz, vômitos intensos, boca seca e muita sede, pulso fraco, fortes dores abdominais contínuas (não como cólicas), pele pálida e úmida.

Tratamento:

Aos primeiros sintomas procurar imediatamente atendimento médico. Tratar os sintomas até que o ciclo do vírus se conclua. Beber muita água. Repousar. Usar medicação indicada. Proibido tomar qualquer remédio a base de ácido acetil-salicítico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário