14 de abril de 2014

Moradores flagram terrenos que podem virar criadouros de Dengue na região

Locais repletos de entulho, mato e até água parada são denunciados por moradores de Taboão e Itapecerica da Serra. Preocupados com a epidemia de Dengue, eles apontam as diversas áreas e pedem para que as prefeituras tomem medidas necessárias para sanar esses possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.

Suely Leite Nunes divulgou no seu perfil do Facebook um grande matagal no bairro do Saint Moritz. “Se der uma voltinha no bairro verá grandes lixões a céu aberto”, afirmou. Na mesma postagem, Gislenny Soares frisa: “isso porque vocês não viram como está a obra abandonada do centro olímpico no Jardim Record”.

Há outros pontos de Taboão na mesma situação, com mato alto e muito entulho. Entre eles estão à esquina das ruas Japira com a Ivoti, dos prédios do Sítio das Madres, esquina da escola Heitor Cavalcante Furtado entre outros.

Taboão já confirmou 18 casos, sendo 13 contraídos no município e três de fora. A cidade investiga ainda 53 casos entre eles de dengue hemorrágica de uma senhora que trabalha no condomínio rural Jardim Iolanda. Neste ano o aumento de casos foi concentrado nos bairros da Clementino, Laguna e Parque Pinheiros. Embu das Artes tem três e Itapecerica um. As três prefeituras já iniciaram ações de combate a dengue.

Em Itapecerica muitos espaços estão desta mesma maneira também. Moradores denunciam constantemente a água suja e parada da piscina do Clube Delfim Verde, de propriedade da prefeitura.

É necessário que além de ações das prefeituras moradores tenham a consciência de que não se deve jogar entulho nas ruas, nem ao menos pneus não mais utilizados, uma vez que podem se tornar um dos criadouros do mosquito. Não devem acumular água parada em vasos, garrafas, baldes e prestar atenção aos sintomas caso sejam infectados.

Entre os principais sintomas da dengue estão febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.

Suely Leite Nunes / Jd Saint Moritz



Nenhum comentário:

Postar um comentário