7 de abril de 2014

Vacina contra HPV está sendo aplicada em escolas públicas, não UBS's de Taboão

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra não estão aplicando a vacina contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos, conforme determina a campanha nacional de 10 de março. Somente as jovens desta idade matriculadas nas redes estaduais de ensino são imunizadas, segundo apurou a reportagem em três dias de visitas às UBS espalhadas por todo o município.

Funciona assim: as mães recebem a autorização, assinam e a filha é vacinada. Se caso, perderem a data, a nota oficial da prefeitura informa que os pais devem ir até a UBS mais próxima da residência para aplicar a dose da vacina caso isso não tenha acontecido nas escolas, nas UBS’s a reportagem apurou que devem procurar a secretaria de Saúde.  As escolas particulares também estão aplicando a vacina.

Em todos os postos de saúde e UBS’s da cidade de São Paulo a vacina está sendo aplicada. Devido a isso muitas mães que moram em Taboão, levam suas filhas para os postos de lá, para garantirem a vacinação delas. “Fui na UBS do Jardim Helena, mas como não tinha a vacina, levei até o posto do Arrastão [Campo Limpo] e ela foi imunizada”, contou Patrícia Campos.
           
Muitas mães já autorizaram a vacinação de suas filhas. Nesta quarta, 10 de abril, a segunda dose começa a ser aplicada.

Em Embu das Artes, a vacina é aplicada nas UBS’s quando as meninas não forem imunizadas nas escolas. Já em Itapecerica, a vacina é distribuida nas escolas estaduais, municipais e particulares, não nas UBS’s.

De acordo com a campanha nacional os postos de saúde e escolas públicas e privadas iniciaram a vacinação contra HPV no dia 10/3. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas nessa faixa-etária.
           
Em visita a Taboão da Serra na última quinta, o ex-ministro de Saúde e pré-candidato a governador de São Paulo, Alexandre Padilha (PT) esclareceu que a vacina de HPV tem que ser ofertada nos postos de saúde, na estrutura básica de saúde, também nas escolas estaduais e municipais. “Tanto nas escolas quanto nos postos”, disse.

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Nota oficial da Prefeitura de Taboão

A vacina foi aplicada nas escolas estaduais, municipais e particulares no mês de março.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica assim que terminar a campanha nacional, no dia 10 de março, as Unidades Básicas de Saúde passam a aplicar a vacina HPV nas crianças da faixa etária entre 11/12 e 13 anos.

No primeiro momento foi feito nas escolas por ser uma maneira mais fácil de localizar essas crianças. Agora, o próximo passo é dar a vacina naquelas que por ventura faltaram no dia da vacinação ou não estavam matriculadas.

É importante ressaltar que os pais devem ir até a UBS mais próxima da residência para aplicar a dose da vacina caso isso não tenha acontecido nas escolas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário