21 de abril de 2014

Surto de Dengue vitima famílias moradoras do bairro Parque Pinheiros

Um surto de Dengue tem vitimado famílias que moram no bairro Parque Pinheiros em Taboão da Serra. Denúncias apontam que os mosquitos Aedes aegypit se reproduzem devido ao acumulo de lixo, mato alto e água em diversas residências localizadas no bairro. 

Os sintomas de febre repentina, dor de cabeça e vermelhidão em partes do corpo acometem muitos moradores, entre elas Maria Lourdes Silveira e Janaina de Paula, segundo apurou a reportagem em visita no domingo de Páscoa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada.

Elas esperavam por mais de quatro horas o atendimento médico. “Estou com suspeita de Dengue e aqui sentada esperando. Lá onde moro está com epidemia tem muita sujeira”, disse Maria que mora próximo ao supermercado Kacula.

“Não acredito que estou com dengue. A médica diagnosticou com os exames que fiz na última sexta. Meus pés, mãos estão formigando direto e corpo empelotado (bem vermelho)”, lamentou Janaina, reside próximo a biquinha do bairro.

De acordo com a prefeitura municipal, teriam sido diagnosticados, até a semana passada, 18 casos de Dengue na cidade, sendo 13 contraídos no município e três de fora. A cidade investiga ainda 53 casos entre eles de dengue hemorrágica de uma senhora que trabalha no condomínio rural, Jardim Iolanda. Neste ano o aumento de casos ficou concentrado nos bairros do Clementino, Laguna e no próprio Parque Pinheiros.

Saiba como se pega a doença e como ela se manifesta:

Contágio:

A transmissão se dá pela fêmea do mosquito Aedes aegypit que se infecta após picar um indivíduo doente. O inseto ataca de dia, principalmente dentro de casa e nas pernas. Mulheres são mais vítimas que homens. Não se contrai dengue pela água, por alimentos, animais ou objetos. Também não há contágio pelo contato direto de pessoa para pessoa.

Conheça os sintomas:

Dengue clássica – Febre súbita e alta (acima de 40 graus), fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos (piora com o movimento ocular), falta de apetite e paladar, dor nos ossos e articulações, manchas vermelhas parecidas com sarampo na pele, náuseas e vômitos, moleza e cansaço.

Dengue hemorrágica – Dificuldade de respiração, perda de consciência, confusão mental, agitação e insônia, sangramento na boca, nas gengivas e nariz, vômitos intensos, boca seca e muita sede, pulso fraco, fortes dores abdominais contínuas (não como cólicas), pele pálida e úmida.

Tratamento:

Aos primeiros sintomas procurar imediatamente atendimento médico. Tratar os sintomas até que o ciclo do vírus se conclua. Beber muita água. Repousar. Usar medicação indicada. Proibido tomar qualquer remédio a base de ácido acetil-salicítico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário