23 de abril de 2014

Idosa tenta descobrir há dias se está com Dengue na UPA Taboão

Pronto socorros e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) lotados todos os dias devido ao surto de Dengue em vários bairros de Taboão. O tempo de espera por atendimento chega a 5 horas e os casos confirmados da doença já são 54. Dona Leonira de 65 anos é mais uma vítima da picada do mosquito Aedes aegypit.

Segundo entrevista ao Brasil Urgente da Band, a senhora tenta descobrir há dias se está com Dengue ou não. Roberta contou que foi na UPA dia 20, a médica avaliou que realmente todos os sintomas eram da doença e solicitou um hemograma.

“Demorou dois dias para sair o exame. Voltamos ontem na UPA, esperamos por 7 horas o atendimento, e o médico disse que era uma virose e deu encaminhamento de exame de sorologista”, disse.

Com o celular escondido, na sala de exame, foi possível notar a falta de atenção das enfermeiras e mais ainda o descaso com a paciente. Uma delas, chegou a afirmar que “quem está com Dengue. Vai morrer com Dengue porque não tem o que fazer. Não tem tratamento”, outra porém diz que até a tarde daquela data [terça] 10 moradores foram diagnosticados com Dengue.

A secretaria de Saúde, Raquel Zaicaner frisou que o exame demora de 10 a 15 dias, para ter o retorno do laboratório oficial do Estado. De acordo com ela a demora não é importante individualmente. “Lógico que a pessoa quer saber se é Dengue ou não. Mas do ponto de vista de tratamento e evolução da pessoa não interfere. O exame sorológico importante em termos de políticas de saúde pública para definirmos se estamos tendo surto ou não e qual sorotipo de dengue estamos tendo”, explicou.

O abandono de locais públicos e privados tem sido denunciados com frequência pelos moradores. A quadra no bairro Jardim Record (cidade de Deus) está tomada por mato, lixo, entulho e até um pneu que pode tornar-se um criadouro de Dengue. Assim como a piscina do condomínio Atua (estrada São Francisco).


Estou divulgando nas redes sociais, mas também irei a algum órgão responsável e levarei essas fotos para denunciar, pois tenho um irmão que acabou de sair do HGP, onde esteve internado por estar contaminado com a doença... Será que os responsáveis desse condomínio não tem noção da gravidade disso?”, questiona Dedé Santista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário