8 de abril de 2014

Não há mais atividades culturais e de artes no Liceu Municipal de Taboão

Há quem diga que o Liceu Municipal de Artes de Taboão da Serra fechou. Apuramos que de fato não há mais atividades culturais no espaço. No portão de entrada encontramos um aviso informando que o local está passando por reformas para melhor atender a população e que o Liceu agora encontra-se em novo endereço: rua Nair Marques de Souza, 129 – Jardim Maria Rosa, telefone: 4787 – 8277. Porém, ao ligar no número contido no aviso, a atendente ressaltou que ali funciona a Associação Músicos do Futuro, distinto ao histórico Liceu, uma vez que só disponibiliza cursos de instrumento de orquestra.

Alguns dos cursos oferecidos no Liceu, ainda são distribuídos, porém na secretaria de Cultura e também na biblioteca municipal. Já os cursos de pintura em tela, guache, desenho em caricatura, escultura em argila, madeira, capoeira, oficinas de circo com malabares, fogo, dança afro, teatro, oficina de artes, grafite, entre outros, deixaram de ser oferecidos com o fechamento do Liceu.

“Era mágico lá [liceu]. Ficava sempre lotado. Tinha alunos até com necessidades especiais e em quatro aulas já estavam pintando, tocando, parecia até mentira. Professores eram convidados para participar de premiações. Final do ano sempre tinha apresentações com a presença dos pais de alunos”, contou um funcionário do espaço, que não quis se identificar por medo de sofrer represálias.



Segundo ele, os diversos quadros contidos na secretaria, foram pintados pelos alunos. O funcionário contou que as telas de pintura ainda estão no liceu, porque falta espaço na secretaria. “A cultura é muito importante porque tira as crianças das ruas, a cabeça fica cheia, não dando vazão à coisas erradas como drogas”, disse.

A importância do Liceu para o fomento da cultura e artes é evidente. O fechamento do espaço, inaugurado em 2007, foi bastante criticado e denunciado pelos moradores. Os alunos que estavam matriculados nos cursos oferecidos pelo Liceu, agora estão sem opção de colocar em prática o que aprenderam e o dom que cada um possui na cultura e artes, sujeitos a ficar nas ruas, se envolver com drogas.

“O pouco que tinha na área da cultura está sendo tirado – tiraram a praça Luiz Gonzaga. Estamos esperando que acabe esse ciclo, porque está muito difícil”, disse a jovem Amanda Conde. Márcia Figueiredo frisou que esse governo está tirando todos os espaços de lazer. “Não deixam artistas usar a praça Nicola Vivilechio, fecharam o Liceu”, completou.

Cursos com inscrições abertas


Cursos estão com inscrições abertas na secretaria de Cultura. Há vagas para Roteiro de cinema. Podem se inscrever as crianças com idade mínima de 15 anos. Jazz iniciante e Hip Hop a partir de 10 anos. Jazz intermediário de  9 a 11 anos, 11 a 17 anos e 13 a 21 anos. Bale infantil de 5 a 6 anos; 9, 10 e 11 anos. Tango acima de 16 anos.



Outro lado

A reportagem tentou contato com o assessoria de comunicação da Prefeitura desde o dia 4 de abril, porém até o fechamento da matéria não obteve retorno.


Um comentário:

  1. Triste, muito triste receber tais noticias. E saber que tanto tinhamos no Liceu e hoje, somente as lembranças ainda fotografadas na mente dea gente é que dão o veredicto de que em palavras verdadeiras, tivemos um dia um Liceu de artes, copiado até por outras prefeituras.

    ResponderExcluir