Ao menos
quatro geladeiras precisaram ser levadas para o conserto devido ao “vai e vem”
de energia elétrica constante na cidade de Taboão da Serra. Os
eletrodomésticos eram de um morador da rua Turíbio Antônio de Castilho, bairro
Monte Alegre. Ele contou que há cerca de 20 dias, a queda e volta
repentina da energia tem acontecido com mais freqüência. Para
não contabilizar mais prejuízos o morador afirma que desliga tudo o que pode
queimar, antes mesmo de sair ao trabalho. “Já cheguei em casa, depois do trabalho
ou da praia e
um aguaceiro tinha tomado conta da minha cozinha, todos os alimentos tiveram
que ser jogados no lixo e a geladeira levada para o conserto”, relatou.
A moradora do Intercap, Jussara Espinosa disse que para
resolver o “pisca pisca” de luz tem um estabilizador em cada parte da casa.
Silvia Afonso, do Jardim América relatou que precisa desligar quase todos os
finais de semana, todos os eletrodomésticos para não queimar. Paula Ferboni e Silvana Bento informaram que nos
bairros Saporito e São Judas, o “vai e vem” de energia também é constante. Os
bairros Jardim Freitas Júnior e Parque Pinheiros registram quase diariamente o
problema. “Aqui está realmente um inferno com o pisca a pisca, está
parecendo uma árvore de Natal ”,
comentou a moradora da rua Hortência Alburquerque Orlandino no Pq Pinheiros,
Elaine Nanny.
É como uma árvore de Natal que o “vai e vem”
de energia é caracterizado pelos moradores. Devido ao problema a reportagem do
blog “A Notícia em Questão!” questionou a AES Eletropaulo. A concessionária
informou que analisou a rede de energia elétrica dos endereços mencionados e
constatou que maior parte dos desligamentos foram ocasionados por serviços
programados na rede elétrica, fortes ventos e por queda de árvores sobre os
fios.
Porém, em
sua maioria, os moradores afirmam que nenhum motivo aparente demonstra porque a
queda de energia acontece. “A justificativa deles é que está chovendo e arvores
estão batendo nos fios, porém diversas ocasiões nem ao menos chovia ou ventava
no momento em que ocorrem os piscas, piscas”, Na intenção de melhorar e
minimizar as interrupções, a AES Eletropaulo afirma que vem substituindo
equipamentos no circuito elétrico e podando árvores em toda a região. Até
novembro deste ano cerca de 800 podas foram realizadas nesses bairros. Até o
fim do ano, mais 100 estão previstas para serem executadas.
Os moradores que tiverem seus eletrodomésticos e eletrônicos
queimados devido a queda e volta repentina da
energia têm todo o direito de pedir a indenização por danos elétricos, conforme
regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os clientes
podem solicitar o ressarcimento no site da distribuidora (www.aeseletropaulo.com.br) ou
nas lojas e rede conveniada de atendimento (o endereço mais próximo impresso na
fatura de energia).
Os pedidos devem ser feitos no prazo de até 90 dias corridos
após o aparelho ter sofrido dano elétrico. É importante que o solicitante tenha
os dados citados abaixo, para preenchimento do formulário:
- Data e
horário provável da ocorrência do dano;
- Confirmação
que o solicitante é o titular da unidade consumidora. Casos em que outra
pessoa for a uma loja ou posto representando o cliente cadastrado será
necessária uma procuração sem firma reconhecida;
- Relato do
problema apresentado pelo equipamento elétrico;
- Descrição
e características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo e
tensão;
- A indenização
ocorrerá após a análise técnica e a confirmação de que o dano ao aparelho foi
causado pela rede elétrica.
Eu sou moradora do Jardim Mirna não é um final de semana que fica esse vem e vai de energia,não sei o que acontece com esses bairros daqui da região é um absurdo
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