2 de dezembro de 2013

Moradores têm eletrodomésticos queimados no vai e vem de energia em Taboão

Ao menos quatro geladeiras precisaram ser levadas para o conserto devido ao “vai e vem” de energia elétrica constante na cidade de Taboão da Serra. Os eletrodomésticos eram de um morador da rua Turíbio Antônio de Castilho, bairro Monte Alegre. Ele contou que há cerca de 20 dias, a queda e volta repentina da energia tem acontecido com mais freqüência. Para não contabilizar mais prejuízos o morador afirma que desliga tudo o que pode queimar, antes mesmo de sair ao trabalho. “Já cheguei em casa, depois do trabalho ou da praia e um aguaceiro tinha tomado conta da minha cozinha, todos os alimentos tiveram que ser jogados no lixo e a geladeira levada para o conserto”, relatou.

A moradora do Intercap, Jussara Espinosa disse que para resolver o “pisca pisca” de luz tem um estabilizador em cada parte da casa. Silvia Afonso, do Jardim América relatou que precisa desligar quase todos os finais de semana, todos os eletrodomésticos para não queimar. Paula Ferboni e Silvana Bento informaram que nos bairros Saporito e São Judas, o “vai e vem” de energia também é constante. Os bairros Jardim Freitas Júnior e Parque Pinheiros registram quase diariamente o problema. “Aqui está realmente um inferno com o pisca a pisca, está parecendo uma árvore de Natal”, comentou a moradora da rua Hortência Alburquerque Orlandino no Pq Pinheiros, Elaine Nanny.

É como uma árvore de Natal que o “vai e vem” de energia é caracterizado pelos moradores. Devido ao problema a reportagem do blog “A Notícia em Questão!” questionou a AES Eletropaulo. A concessionária informou que analisou a rede de energia elétrica dos endereços mencionados e constatou que maior parte dos desligamentos foram ocasionados por serviços programados na rede elétrica, fortes ventos e por queda de árvores sobre os fios.

Porém, em sua maioria, os moradores afirmam que nenhum motivo aparente demonstra porque a queda de energia acontece. “A justificativa deles é que está chovendo e arvores estão batendo nos fios, porém diversas ocasiões nem ao menos chovia ou ventava no momento em que ocorrem os piscas, piscas”, Na intenção de melhorar e minimizar as interrupções, a AES Eletropaulo afirma que vem substituindo equipamentos no circuito elétrico e podando árvores em toda a região. Até novembro deste ano cerca de 800 podas foram realizadas nesses bairros. Até o fim do ano, mais 100 estão previstas para serem executadas.

Os moradores que tiverem seus eletrodomésticos e eletrônicos queimados devido a queda e volta repentina da energia têm todo o direito de pedir a indenização por danos elétricos, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os clientes podem solicitar o ressarcimento  no site da distribuidora (www.aeseletropaulo.com.br) ou nas lojas e rede conveniada de atendimento (o endereço mais próximo impresso na fatura de energia). 

Os pedidos devem ser feitos no prazo de até 90 dias corridos após o aparelho ter sofrido dano elétrico. É importante que o solicitante tenha os dados citados abaixo, para preenchimento do formulário:

- Data e horário provável da ocorrência do dano;

- Confirmação que o solicitante é o titular da unidade consumidora. Casos em que outra pessoa for a uma loja ou posto representando o cliente cadastrado será necessária uma procuração sem firma reconhecida; 
- Relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico; 

- Descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo e tensão;

- A indenização ocorrerá após a análise técnica e a confirmação de que o dano ao aparelho foi causado pela rede elétrica. 


Um comentário:

  1. Eu sou moradora do Jardim Mirna não é um final de semana que fica esse vem e vai de energia,não sei o que acontece com esses bairros daqui da região é um absurdo

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