26 de dezembro de 2013

Tempestade resulta em casas tomadas por água, alagamentos e trânsito na região

Em pleno Natal famílias Taboanenses foram surpreendidas com inundações em suas residências nas ruas José Alves Teixeira, Nicolau Gentile, estrada Kizaemon Takeuti e diversas ruas do bairro Jardim Clementino próximo à divisa com o Campo Limpo. A primeira chuva de Verão, ocorrida na última quarta (25) deixou um rastro de dor e lamentações, uma vez que as famílias vítimas da enchente, perderam móveis e objetos de valor. Nesta quinta (26), o cenário se resumia em móveis amontoados, além do mau cheiro e muita lama.

A moradora da rua José Alves Teixeira, Clarice afirmou que a enchente invadiu dezenas de casas. “Muitos perderam móveis e objetos de valor, além do mau cheiro e da lama podre que até o momento não foi removida pela Defesa Civil do município”, contou.

O clima abafado e sol quente praticamente o dia todo foram os principais fatores para a tempestade que atingiu as cidades da região. Foi por volta das 18h que a chuva começou. O céu escuro e trovões já denunciavam a tempestade que viria. O trânsito ficou parado em quase toda a Rodovia Régis Bittencourt. Em alguns trechos, o motorista dirigia com cautela.

A reportagem constatou ao menos três pontos de alagamentos na Régis Bittencourt e em ruas laterais da rodovia, na cidade de Embu das Artes. Um homem teve seu veículo invadido pela metade de água. Ele conseguiu abrir a porta e estava em meio a rua tomada por água. Ali permaneceu rezando para que a chuva parasse logo.

Ruas foram tomadas por possas d’água, tanto em Itapecerica quanto em Embu. Pedras e muito lixo no meio delas denunciaram a força da tempestade. Restos de pápeis, embalagens, folhas e galhos tomavam as vias e impediam que a água escoasse pelas bocas de bueiro. O blog A Notícia em Questão! já havia adiantado que o Estado só deve realizar em janeiro a limpeza dos piscinões, porém esclarecido que para evitar enchentes, as prefeituras traçam planos para garantir que os reservatórios estejam em condições de absorver a água das chuvas e evitar inundações. Constava no site da prefeitura de Taboão limpezas de bueiros e operação Verão, em abril deste ano. Porém nem ao menos essas medidas evitaram as enchentes. Relembre aqui.

Rua Danilo Gentile tomada por água (Foto: Facebook Leandro Oliveira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário