20 de dezembro de 2013

Prefeito responsabiliza população de Taboão pelos ônibus queimados após morte de jovem

O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes responsabilizou a população da cidade pelos atos de vandalismo que deixaram pelo menos três ônibus municipais queimados no final do mês de novembro. De acordo com ele, “se foi bandido, não importa foi gente da população que queimou os ônibus”. O prefeito foi incisivo ao afirmar que “aqueles que estão reclamando [da frota velha colocada nas ruas] estão fazendo uma inversão de valores”, disparou.

Fernandes defendeu a empresa Pirajuçara, depois de ser informado que após os “ataques”, ônibus velhos e muito barulhentos foram colocados para circularem em praticamente todas as linhas. “Não posso jogar responsabilidade em cima da empresa [Pirajuçara], que ela não tem. Eles [empresa] estão providenciando as mudanças, de acordo com o que eles têm. E não podem ser penalizados e criticados por isso”, disse.

Segundo o prefeito é função da prefeitura fiscalizar os ônibus municipais, porém “não pode punir a empresa que teve os ônibus queimados”. Os circulares, como são conhecidos, são alvo de muitas críticas, não só pelos veículos velhos que foram colocados nas ruas, mas também pela sujeira acumulada no chão e nos bancos, pichações, atraso na hora da chegada e partida, alta velocidade que os motoristas dirigem e lotação em horário de pico (logo pela manhã ou no final da tarde). “A conservação dos bancos e coletivo passa longe em algumas linhas”, afirmou Thiago André, morador do Jardim Record.

Os passageiros tentam se acostumar, porém nem com o valor da passagem e o motorista ter que exercer a função de dirigir e cobrar a condução se conformam. “Ter que pagar R$ 3,00 para andar daqui [Jardim Helena para o centro] é muito dinheiro deixado em cada viagem. Muito caro”, disse a moradora Ana Paula Gonçalves. “Eles fream bruscamente. Andam como loucos e não dá pra ouvir nada aqui dentro, nem com o rádio no ouvido, com tanto barulho que faz esses ônibus”, comentou Dulce Rocha do Parque Albina.

Após a morte de Vítor de 16 anos, durante abordagem policial no Jardim Panorama, dia 24 de novembro o circular 5 deixou de fazer o trajeto no bairro prejudicando muitos passageiros. Sem autorização da prefeitura, o ônibus acabou voltando a circular no trajeto anterior no final dessa semana.

O prefeito esclareceu que não é defensor da empresa de ônibus. Lembrou que foi o primeiro governante antes dos movimentos a baixar as tarifas dos coletivos e, além disso, salientou que irá implantar o bilhete único municipal na cidade, como prometido durante a campanha eleitoral.


Fernando durante entrevista


Nenhum comentário:

Postar um comentário