13 de janeiro de 2014

Jovens programam “rolezinho” para 5 de Fevereiro no Shopping Taboão

Jovens programam mais um “rolezinho” no Shopping Taboão. Desta vez, eles querem “tomar” o empreendimento no dia 5 de fevereiro, quarta-feira, às 15h. O encontro é divulgado na rede social Facebook e conta com apenas 16 confirmados até a noite desta segunda (13). A página afirma “quanto mais gente melhor. Vamos tumultuar”.

O primeiro “rolezinho” programado para acontecer no Shopping, dia 22 de dezembro, acabou de forma frustrada, devido à ação preventiva e presença maciça das polícias militar e civil dentro e ao entorno do empreendimento. Os jovens foram surpreendidos assim que chegaram ao shopping. Nenhuma loja precisou ser fechada e as famílias aproveitaram o dia em segurança para adiantar as compras de Natal e Final de Ano. (Reveja aqui).

Os “rolezinhos” já estão programados em dez shoppings no mês de Fevereiro. Os encontros causam polêmica e dividem opiniões. Antes eram vistos como uma bagunça devido a falta de opções de cultura e lazer em bairros periféricos, porém agora esses “rolezinhos” são avaliados como um preconceito em desfavor da população menos favorecida. Essa “defesa” da causa, aconteceu após pelo menos cinco shoppings terem conseguido liminar na Justiça a fim de impedir a realização dos encontros.

Na rede social Facebook, diversos participantes saem em defesa dos “rolezinhos” como um "acesso democrático" aos shoppings. Em postagem eles afirmam que o "rolezinho" do rico é chamado de "flash mob", nome dado a aglomerações instantâneas marcadas para surpreender as pessoas em locais públicos. “Para que todo mundo goste, muda o nome para Flash Mob. Rico pode se reunir onde e quando quiser, pobre não”, diz Marcos Teles.

No último sábado, dia 11, a Polícia Militar reprimiu um dos "rolezinhos" no Shopping Metrô Itaquera com gás lacrimogêneo e balas de borracha, segundo o Jornal Estadão. O primeiro "rolezinho" foi realizado em 7 de dezembro no Shopping Metrô Itaquera, na zona leste. Na ocasião duas pessoas foram detidas por furto. Dia 14 de dezembro, apesar de não haver nenhuma queixa de roubo, 23 jovens foram detidos por perturbação de sossego, após “invasão” no Internacional Shopping Guarulhos.

Com informações do jornal Estadão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário