11 de janeiro de 2014

Pacientes criticam horário de funcionamento da farmácia da UBS Jardim Record

Pacientes da Unidade Básica de Saúde do Jardim Record criticam o horário de fechamento da farmácia da UBS, que só funciona das 7h às 13h, com intervalo de 15 minutos para o café. Devido à reclamação a reportagem foi conferir de perto o problema e em duas horas na unidade, ouviu outros descontentamentos dos pacientes, como a falta de médicos e a necessidade de idosos e mães com crianças pequenas esperarem por mais de uma hora, os médicos almoçarem para retomarem os atendimentos.

Foi gritante também a má vontade de um funcionário da farmácia, que faltando vinte minutos para às 13h, já não queria mais atender uma paciente que foi até a unidade com a receita médica para pegar remédio alérgico para seu filho de apenas 8 anos. Sem ter com quem deixar o garoto e sua filha com somente 3 anos, a mãe crente que conseguiria o remédio levou os filhos, porém saiu com as mãos vazias e embaixo do sol quente, precisou ir até o Pirajuçara, comprar o remédio na Farmácia Popular.

“Faltava vinte minutos para dar 13h e o funcionário não atendeu mais. Eles colocam o horário que querem e quem sai prejudicado é sempre o morador. Não tenho escolha, sem o remédio e com a alergia do meu filho atacada, tenho que comprar os medicamentos”, disse Noemia, moradora do bairro Trianon. Ela desabafou que é sempre assim: “uma tristeza”.

Joselito Ribeiro de Jesus morador do bairro Jardim Record também saiu com as “mãos abanando”. Dos dez remédios receitados pelo médico, a farmácia só tinha um, o Cefalexina. “Falta tudo aqui. Tive que correr hoje para chegar a tempo aqui, digo antes das 13h, porque depois não tem mais farmácia. Era melhor mesmo nem ter vindo”, avaliou.

Dona Sueli Santos, de 56 anos, moradora do bairro Trianon afirmou ser contrária ao horário que a farmácia fecha, especialmente porque quem acaba sendo prejudicado é o paciente que passa depois do trabalho para pegar os remédios, porém a farmácia está fechada. “Na maioria das vezes precisam comprar os remédios. Isso não está certo. Antes funcionava até às 16h45, um pouco antes do posto fechar, agora fica aberto até às 13h”, apontou.

A jovem Rosângela Pereira pontuou que é muito rara a farmácia estar aberta. Disse que há pouco tempo o horário de funcionamento foi alterado. “É errado fechar tão cedo. Se precisar começar a tomar o remédio hoje (depois das 13h), por exemplo, tem que ter dinheiro para comprar, se não atrasa todo o tratamento”, disse. Ela contou ainda que aguarda há mais de dois anos para fazer tratamento no dentista. “Só estou fazendo agora, porque minha mãe paga um particular”.

Os pacientes reclamaram também da demora para conseguirem marcar consultas. Na UBS funcionários afirmam que a abertura da agenda só acontece a partir do dia 20, fato que causa revolta entre os pacientes. “Sei que é período de férias dos profissionais, porém não tem como a prefeitura adiantar a marcação das consultas? Porque vai chegar em fevereiro, quase nenhum paciente terá recebido atendimento”, comentou Edilma Lima.

Outras unidades

A maioria das farmácias das UBS’s tem os horários de funcionamento até às 17h, entre elas a do Suiná, Helena e Santa Cecília.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura da cidade no início da tarde de ontem, porém até o fechamento da matéria não obteve retorno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário