10 de janeiro de 2014

Movimento quer revitalização do Zoo Municipal em ato deste sábado

Faltando um dia para manifestação em prol da revitalização do Parque das Hortências, neste sábado, 11 de janeiro, a partir das 10h, a suposta morte da jaguatirica Lippy foi revelada por meio de matéria do jornal Folha de São Paulo e causou revolta entre os moradores de Taboão da Serra. A felina tinha idade indeterminada e a causa morte dela, não foi divulgada. Com a morte dela, somam-se quatro os óbitos de animais do Zoológico Municipal.

A perda mais recente foi da tigresa, Sacha em 27 de novembro. A felina foi levada para a sala de cirurgia onde encontraram tumores generalizados nela. O tigre, Zetti, faleceu em agosto com insuficiência renal e o leão Zulu em 14 de novembro devido a um parasita sanguíneo. Os quatro animais estavam no parque há mais de uma década e eram uma das principais atrações do parque. O único animal de grande porte que ainda existe no parque até o momento, é a leoa Helga.

O grupo em defesa a causa animal pretende sair da praça Nicola Vivilechio e em caminhada ir até o Parque. Diversos cartazes e faixas já foram produzidos, Neles os manifestantes pedem pela pronta revitalização do parque, a garantia de manutenção, participação e fiscalização dos atos do prefeito em relação ao local e a adequação dos animais. Eles querem também expressar o sofrimento pelas mortes dos felinos.

A manifestação foi marcada por meio da rede social Facebook. Ainda na rede fotos das condições do parque foram divulgadas. Nelas, é possível notar “a falta de conservação do parque, celas dos animais com ferrugem extremos, algumas grades das celas rompidas e semi-abertas, com limo, algumas grades com gambiarra/emendas feitas por improviso entre outras irregularidades”, aponta Rafael Nascimento.


Moradores e entidades de proteção dos animais acusam a administração municipal de abandono do parque e negligência com os animais (relembre aqui e aqui).

A reforma do parque ainda não tem estimativas de custo. O prazo segundo o cartaz colocado no local, será de 280 dias contados a partir da ordem de serviço (OS). As obras devem ser licitadas pela Prefeitura ainda este mês. Entre as descrições das obras estão: reforma geral dos recintos, dos setores administrativos, adequação do padrão de entrada de energia e conservação e manutenção dos passeios.

Celas dos animais repletas de ferrugens (Facebook Rafael Nascimento)

Cartaz da reforma (Facebook Rafael Nascimento)

 (Facebook Rafael Nascimento)
Zanone Fraissat - 6.jan.2014/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário