30 de janeiro de 2014

Jovens improvisam pista de skate em calçada do Jardim São Paulo em Taboão

A prática de skate é mais adepta entre os jovens de 12 a 19 anos. Na cidade de Taboão da Serra não é diferente. Porém eles alegam não terem espaços adequados para andarem e em uma pista improvisada acabam se arriscando em plena calçada da empresa Blanver, localizada no jardim São Paulo. De acordo com os jovens, pessoas alcoolizadas jogam garrafas contra eles, especialmente durante os finais de semana e ainda há, o “encontro” com veículos, da empresa no final do expediente, já que a pista termina na porta do local.

Engana-se quem acha que somente jovens do bairro freqüentam a pista improvisada. Eles vêm até do Jardim Mirna, Laguna e Três Marias para andarem ali, como é o caso de Daniel Dias de 16 anos. “Não tem outro local e nem mais próximo. Então venho para cá mesmo”, disse. Todos os jovens são amigos e solidários uns aos outros. O clima amigável entre eles contagia e devido a isso o espaço já recebe mais de 60 skatistas entre os dias de semana e sábado e domingo, em especial nesse horário de Verão.

Os jovens propõem a construção de pistas em outros espaços e ainda, a colocação de obstáculos como corrimão, para a prática de skate de rua. De acordo com eles, poderia ser no espaço do retorno do Parque Pinheiros, próximo ao ponto que dá acesso a rodovia Régis Bittencourt.

Em frente a calçada que utilizam, a partir das 17h, uma praça abriga outros skatistas. Mas, eles explicam que além do local ser pequeno é de pista e não a modalidade de rua. “Ali (na praça) também é perigoso porque tem o parquinho do lado e dependendo da manobra pode atingir alguma criança. O certo seria quebrar a base da GCM que está há tempos desativada e só serve para usuários e vândalos e construir ali o parquinho. Deixaria esse espaço que está o parquinho livre, colocaria obstáculos e garantiria o espaço para a modalidade de rua. Melhor do que ficar no solo (calçada)”, disse Eduardo Souza, 16 anos.

Já houve uma reunião entre os jovens e os representantes da empresa para apresentar essa proposta de quebrar a base da GCM para fazer uma pista de skate no local da pracinha, que seria transferida para o espaço onde ficava a base da guarda. O objetivo deles é fazer as medidas corretas para a pista adequada e apresentar o projeto para a prefeitura, por meio da empresa Blanver.

Eles também chegavam a praticar skate próximo ao ginásio do Parque Pinheiros, porém no local o ferro está afundando para dentro do cimento e é perigoso se machucarem. “Quando é 20h já está tudo apagado, apesar da quadra e campo que tem ali, e é perigoso ficar depois desse horário”, comentou Gustavo Tavares de 17 anos.

O grupo de skatistas chegou até a fazer campeonato com direito a premiações. Na ocasião fizeram corrimão e mais de 60 pessoas compareceram, em sua maioria jovens.


Outro lado

O prefeito da cidade, Fernando Fernandes havia adiantado em coletiva à imprensa que Taboão deve receber ao menos duas pistas de skate. Segundo ele, os locais escolhidos são: o terreno ao lado do Ginásio de Esportes (próximo ao Shopping) e em uma área no Inocoop, entre as ruas Mario Latorre e Laurita Ortega Mari.




Nenhum comentário:

Postar um comentário