23 de março de 2015

“Com diagnóstico de dengue, homem morre de broncopneumonia no Antena”, afirmam familiares

A família de João Paulo Pereira da Silva de 35 anos acusa médicos e enfermeiros do Pronto Socorro do Antena de errarem ao diagnosticarem Dengue ao invés de Pneumonia no paciente e não realizarem exames de sorologia e raio x do pulmão em João, apesar das 5 vezes que esteve no PS e do tempo que ficou em observação. Eles acusam também o PS de transferirem à vítima da emergência para a enfermaria, “apesar de afirmarem que ele estava com uma pneumonia muito forte”.  Segundo a cunhada da vítima Camila Menezes Suzano, quando o enfermeiro foi questionado, justificou que “ele tinha tido uma melhora. Uma hora depois que retornarmos para casa, ligaram do PS para falar que ele tinha piorado, assim que chegamos lá, recebemos a notícia de que ele havia falecido”, contou. Ela questiona por que o transferiram se ele não estava bem! Essa já é a 6ª morte que tivemos conhecimento desde setembro do ano passado no Pronto Socorro do Antena.

João faleceu na tarde da última quarta-feira (18) em decorrência, segundo consta no atestado de óbito, de broncopneumonia, insuficiência respiratória e paralisia cerebral. Ele era um homem especial, desde que nasceu foi diagnosticado com paralisia cerebral. Seus familiares permanecem com a dúvida de qual doença a vítima tinha, já que em dois dos exames que receberam de sangue, as plaquetas e os leucócitos apareceram bem abaixo do normal. “Queremos cobrar a secretaria da Saúde para que outras famílias não percam seus entes queridos. Estamos bem cientes de que houve sim negligência”, acusaram.

“Acredito que erraram porque em vez de terem feito um raio x, confrontando sorologia para saber se era dengue ou pneumonia, não fizeram.  Acredito que era pneumonia, desde o primeiro dia que levamos ele, por que ele começou a respirar mais pesado. Levava, ficava a noite no PS, tomando soro. Até mandaram a gente levar ele na USP para cuidar dos dentes dele, que estavam machucados”, afirmou seu pai José Rodrigues.

Essa já é a 6ª morte que tivemos conhecimento desde setembro no Pronto Socorro do Antena. Angélica Gomes de Oliveira de 25 anos faleceu após ser submetida à laqueadura logo depois do parto, dia 1º de setembro. No mesmo dia, Adriana Maria de Andrade e sua bebê Manuelly, também faleceram durante complicações no parto. O médico em questão não seguiu orientação do doutor que fez todo o pré-natal de Adriana, em fazer uma cesárea e tentou o parto normal. O senhor José Rosa dos Santos de 68 anos foi mais uma vítima de possível negligência médica no Antena, no dia 12 de outubro. Rosemeire de Souza Manfrim faleceu em 9 de março, com suspeita de dengue, mas também como causa morte broncopneumonia.

A reportagem do blog "A Notícia em Questão!" procurou à secretária de saúde, Raquel Zaicanner, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão, na tarde desta quinta, para saber quais são as providências que serão tomadas em relação a mais essa morte, porém até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário