25 de março de 2015

Irmã de Rose lê carta emocionada e pede justiça na Câmara, Joice diz que audiência pública está marcada para esclarer as mortes em Taboão

A sessão da Câmara de Taboão da Serra, nesta terça-feira, dia 24, foi marcada por pedidos de justiça diante da morte de Rosemeire de Souza Manfrim no PS do Antena e providências para que outras famílias não percam seus entes queridos. A irmã de Rose, Micheli Manfrim, usou a tribuna popular para ler um texto emocionado, repleto de saudades, dor e lembranças que para sempre marcarão a vida da família. Ela frisou que “não estava aqui (na Câmara) hoje para falar somente da minha irmã, mas sim para falar de todas as pessoas que morreram e morrem todos os dias no PS Antena. Eu quero dizer que por favor, considerem a nossa dor que não vai morrer, e eu quero  que vocês façam alguma coisa para que isso mude e não morra mais pessoas lá a ser esquecida (o). Porque nós queremos justiça”, afirmou.

No texto intitulado como “A dor da perda”, ela frisa que “perder quem a gente ama é difícil entender, é tarefa complicada. Esse tipo de perda abre mesmo é um buraco no coração, que não tem pessoa certa que preencha. E a dor vira saudade”. Micheli lembra que “ter um irmão é ter, para sempre, uma infância lembrada”. Rose era a caçula de 4 irmãs, “mimada e tinha o apelido de Biscuit na infância dado pela mãe. Era alegre, sorridente, falava muito. Tinha muitos amigos, era feliz. Sempre ria de tudo e de todos, quando ria não tinha quem ficasse quieto, ela contagiava a todos com a sua alegria. Sempre fomos muito unidas, ela era a alegria da casa, morava com a minha mãe e sobrinha. Em seus sonhos, era o de ser mãe e de constituir uma família, mas acabou sendo mãe dos sobrinhos, os que amavam. Com ela não tinha tempo ruim, era tudo festa. Menina doce e ingênua. Jamais esqueceremos da nossa infância”.

Ela agradeceu por tudo que Rose representava na vida da família. “Não entendemos ainda o porquê você se foi, tão nova e com a vida toda pela frente. Agradeço a Deus por você ter feito parte da nossa família. Hoje estamos tristes com a sua partida, mas Deus irá confortar nossos corações. Sentiremos muito a sua falta. Agradeço ainda pelo sorriso diário, sem mágoas, sem rancores, agradecer de peito aberto, de alma explosiva. Porque você fez, faz e fará sempre parte da nossa história!”

Foto divulgação: Cynthia Gonçalves

Vereadores afirmam que denunciam as mortes, "que não tem o compromisso com o erro de ninguém" e que audiência foi convocada para mortes serem explicadas

Os vereadores Luiz Lune (PC do B) e Moreira (PT) subiram à tribuna para afirmar que denunciam os descasos da saúde, as mortes, fazem requerimentos cobrando explicações e transparência diante do contrato com gestão da SPDM, porém “tiveram que esperar morrer tantas pessoas para tomarem providências”, frisou Lune. Eduardo Nóbrega lembrou “que não tem compromisso com o erro de ninguém, por isso a SPDM tem que vir na Câmara prestar esclarecimentos.. Essa já é a 7ª morte. Doa a quem errou e nós vamos buscar os culpados sim”, disparou.

A presidente da Comissão de Saúde e vereadora Joice Silva afirmou que as respostas do ofício protocolado hoje no gabinete “informando o nome dela errado, mas diagnostico oferecido corretamente” – a qual foi solicitado relatório da paciente junto a gestão da SPDM, encaminhando ofício ao Conselho Regional de Medicina para que acompanhem a investigação das causas que determinaram o óbito -  “não a satisfazem”. Ela pontou que “todos os sintomas que ela (Rose) teve e passou no Antena, não justifica a morte súbita dela” e avisou que “nós  (vereadores) temos a parte legal da câmara a ser cumprida, mas temos a parte moral, porque aqui nós temos sentimentos sim, nós temos que saber o porque essa jovem faleceu. Não podemos deixar acontecer erros em outros jovens, idosos, qualquer pessoa do município, morra por um acaso. Não existe acasos. Todo mundo morre por um motivo e nós queremos saber qual foi o verdadeiro motivo da morte da Rose". 

Joice se prontificou em ir até o fim com a família "lutar para que a gente possa saber realmente porque essa jovem morreu”. A vereadora informou que convocou uma audiência pública para a próxima terça-feira, dia 31, às 10h, para que a secretária compareça junto com o Doutor Jorge Salomão na Câmara e se expliquem sobre todas as mortes que vem acontecendo no município “para eles não darem a desculpa de que não tiveram tempo de achar a documentação marquei uma semana e meia depois a audiência”, cutucou.

Foto divulgação: Cynthia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário