11 de março de 2015

Pacientes acusam Antena de “despreparo para Dengue” e confrontam afirmação da secretária em audiência pública

A possível negligência médica que culminou na morte da jovem Rosemeire de Souza Manfrim, 25 anos, no Pronto Socorro do Antena em Taboão da Serra, segundo noticiou o site de notícias Verboonline, na última terça-feira (10), gerou muita indignação, acusações de outros erros e despreparo médico, quando pacientes estão com sintomas da Dengue. Os pacientes contrariam a afirmação da secretária de Saúde, Raquel Zaicanner, durante audiência pública, que disse que “o PS e Unidades Básicas estão preparadas” para detectar a doença logo de início, por meio dos sintomas como dores abdominais, febre alta (acima de 40º), dores de cabeça e nas articulações, por exemplo. Ela também assumiu que a cidade terá surto de Dengue esse ano (relembre aqui).

“Estamos sujeitos a pegar dengue em qualquer lugar. Mas a maior revolta é saber que temos um surto de dengue e os Prontos Socorros de Taboão não sabem diagnosticar e não estão preparados para isso. O atendimento no Antena é de um total descaso”, afirmou a vizinha de Rosemeire, Sueli Santos de Oliveira. Segundo ela, “nenhum agente de saúde foi no terreno que moram para verificar os possíveis focos da doença, porque são muitas vielas e construções aqui”, frisou.

Casos

A reportagem apurou que moradores do Jardim Freitas Júnior e Jaqueline (próximo ao São Judas) sofrem com a doença. A cada dia novos casos são relatados e o medo de contrair a Dengue preocupa  os moradores. Para evitar novos criadouros e eliminar os que já existem, eles denunciam locais que têm muito lixo acumulado, pneus, potes por meio da rede social Facebook e pedem ações da prefeitura na luta contra a mosquita Aedes aegypti. O disque dengue em Taboão é: 4788 5609.

A reportagem tentou saber como as UBS e PS receberam esse preparo para detectar agilmente a Dengue, as ações da prefeitura para evitar novos focos da doença e até os números de vítimas até esta quarta-feira (12), mas até o término da matéria não obteve retorno dos questionamentos.

Divulgação: taboaodaserra.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário