4 de março de 2015

Ônibus são alvos de críticas e por isso, passageiros clamam por informações de nova licitação e mudanças em Taboão; Vereador pede discussão na Câmara

O transporte público de Taboão da Serra e região com frequência é alvo de críticas, denúncias e descontentamentos. Os passageiros relatam que chegam a esperar horas nos pontos de ônibus e apesar da demora que chega à 1h em alguns casos, o transporte passa direito pelo ponto e, praticamente vivem lotados. Afirmam que os elevadores para deficientes e vários coletivos quebram bastante, além de conviverem com muita sujeira, abrir o guarda-chuva dentro dos ônibus quando está chovendo e ainda ficarem preocupados com a dupla função exercida pelo motorista, que também é cobrador. Apontam “que são tratados de forma desumana, inclusive os idosos” nos coletivos e pagam muito caro por isso. Eles clamam por informações de nova licitação e grande parte “pela saída da viação atual”. A Prefeitura informa que não foi aberta ainda nova licitação.

Dona Consolação Santos Oliveira, de 65 anos contou à reportagem que “não aguenta mais o transporte público de Taboão”. Segundo ela, “a viação Pirajuçara está em decadência, uma vez que de 5 a 10 ônibus quebram diariamente, sem contar que os coletivos são sujos, sucateados e muitos operadores mau educados e sem treinamento nenhum. Você fica quase 1 hora no ponto e quando passa, o coletivo vem pior que uma lata de sardinha, ou passa reto e você fica lá vegetando”, contou. 

Na última segunda-feira (2), ela frisou que um circular 5 quebrou em frente ao Supermercado Santa Fé, próximo ao Pronto Socorro do Antena e “precisou ir andando a pé para casa na Vila Iase”.
Ela relatou que espera que a Pirajuçara “saia de Taboão, porque faz a gente de gado, está há 20 anos na cidade e está cada dia pior”. Segundo dona Consolação, “funcionários da empresa estão comentando que a viação está guardando bastante dinheiro para continuar operando o transporte da cidade”.

Moreira pede que nova licitação seja discutida na Câmara e em audiência pública

Daqui a praticamente um mês o contrato da Prefeitura de Taboão da Serra com a viação Pirajuçara se encerra e com o término “do monopólio” surgem às dúvidas dos passageiros. Eles questionam se o contrato será ou não renovado, se podem conhecer as empresas que vão concorrer ao possível novo processo licitatório, que definirá na prática, de quem será a responsabilidade do transporte público da cidade. Os passageiros também cobram a promessa feita pelo prefeito Fernando Fernandes durante campanha, da implantação do bilhete único e um reestudo tarifário.

Pensando nessas questões, o vereador Moreira (PT) apresentou na sessão da última terça-feira (3) requerimento que visa que o Poder Legislativo e a população possam acompanhar com transparência o que será feito na nova contratação, se houver, ou se manter a Pirajuçara, quais as bases que manterão o transporte público.

“Solicitei a revogação da Lei que dá poder ao Executivo, a normatizar, ou seja, chamando as discussões para a Câmara Municipal, para que seja feita audiência pública com empresários, população, vereadores, para verificar se podem colocar bilhete único, cobradores, se eles podem melhorar o transporte para os deficientes físicos, os idosos, estudantes, reanalise das passagens. Somos nós que ouvimos a população na rua e não adianta fazer uma nova licitação desconectada com o sentimento do povo” frisou.










Nenhum comentário:

Postar um comentário