O transporte público de Taboão da Serra e região com
frequência é alvo de críticas, denúncias e descontentamentos. Os passageiros
relatam que chegam a esperar horas nos pontos de ônibus e apesar da demora que chega
à 1h em alguns casos, o transporte passa direito pelo ponto e, praticamente
vivem lotados. Afirmam que os elevadores para deficientes e vários coletivos
quebram bastante, além de conviverem com muita sujeira, abrir o guarda-chuva
dentro dos ônibus quando está chovendo e ainda ficarem preocupados com a dupla função
exercida pelo motorista, que também é cobrador. Apontam “que são tratados de forma
desumana, inclusive os idosos” nos coletivos e pagam muito caro por isso. Eles
clamam por informações de nova licitação e grande parte “pela saída da viação
atual”. A Prefeitura informa que não foi aberta ainda nova licitação.
Dona Consolação Santos Oliveira, de 65 anos contou à
reportagem que “não aguenta mais o transporte público de Taboão”. Segundo ela, “a
viação Pirajuçara está em decadência, uma vez que de 5 a 10 ônibus quebram
diariamente, sem contar que os coletivos são sujos, sucateados e muitos
operadores mau educados e sem treinamento nenhum. Você fica quase 1 hora no
ponto e quando passa, o coletivo vem pior que uma lata de sardinha, ou passa
reto e você fica lá vegetando”, contou.
Na última segunda-feira (2), ela frisou
que um circular 5 quebrou em frente ao Supermercado Santa Fé, próximo ao Pronto
Socorro do Antena e “precisou ir andando a pé para casa na Vila Iase”.
Ela relatou que espera que a Pirajuçara “saia de Taboão,
porque faz a gente de gado, está há 20 anos na cidade e está cada dia pior”.
Segundo dona Consolação, “funcionários da empresa estão comentando que a viação
está guardando bastante dinheiro para continuar operando o transporte da cidade”.
Moreira pede que nova licitação seja discutida na Câmara e
em audiência pública
Daqui a praticamente um mês o contrato da Prefeitura de
Taboão da Serra com a viação Pirajuçara se encerra e com o término “do monopólio”
surgem às dúvidas dos passageiros. Eles questionam se o contrato será ou não
renovado, se podem conhecer as empresas que vão concorrer ao possível novo
processo licitatório, que definirá na prática, de quem será a responsabilidade
do transporte público da cidade. Os passageiros também cobram a promessa feita
pelo prefeito Fernando Fernandes durante campanha, da implantação do bilhete
único e um reestudo tarifário.
Pensando nessas questões, o vereador Moreira (PT) apresentou
na sessão da última terça-feira (3) requerimento que visa que o Poder
Legislativo e a população possam acompanhar com transparência o que será feito
na nova contratação, se houver, ou se manter a Pirajuçara, quais as bases que manterão
o transporte público.
“Solicitei a revogação da Lei que dá poder ao Executivo, a
normatizar, ou seja, chamando as discussões para a Câmara Municipal, para que
seja feita audiência pública com empresários, população, vereadores, para verificar
se podem colocar bilhete único, cobradores, se eles podem melhorar o transporte
para os deficientes físicos, os idosos, estudantes, reanalise das passagens.
Somos nós que ouvimos a população na rua e não adianta fazer uma nova licitação
desconectada com o sentimento do povo” frisou.
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